A partir do próximo dia 23 de abril de 2021 pelas 9h00 e até ao próximo dia 5 de maio pelas 23h59, será possível submeter as candidaturas e os dados de visualização dos vídeos disponíveis no Youtube referentes a obras editadas durante o ano de 2020.

Entre as 13 categorias que serão premiadas nos PLAY, que visam celebrar e valorizar a música portuguesa, existem seis que exigem candidatura prévia por parte dos artistas/ produtores, de forma que posteriormente possam ver as suas obras integradas no processo de nomeação.

Nas categorias que não preveem candidatura prévia pretende-se selecionar de entre uma lista de álbuns, músicas e artistas, os que tenham tido um efetivo reconhecimento pelo público durante o ano de 2020. Para tal serão utilizados critérios que refletem o consumo de música –  como as vendas físicas e digitais, downloads, streams, visualizações no Youtube e airplay nacional de música.

Uma vez que os dados de visualizações não são do nosso conhecimento prévio, terão que nos ser fornecidos pelos artistas ou pelas editoras que os representam.

Contarão apenas visualizações em Portugal de vídeos oficiais de artistas nacionais, nas condições melhor descritas na plataforma.

Para submeter os dados deve ser obrigatoriamente utilizada a plataforma disponível através do botão Formulário para Envio de Dados de Visualização, disponível através do seguinte link:

FORMULÁRIO

Pedimos que leiam atentamente todas as informações e instruções de preenchimento e submissão de candidaturas disponíveis em cada plataforma. 

Categorias abertas a candidatura direta

Prémio Melhor Videoclipe

Premeia o melhor videoclipe publicado em 2020. 

  • Serão considerados vídeos oficiais colocados online pelo artista ou produtor, nos respetivos canais.
  • Serão aplicados critérios volumétricos para obter a lista de 50 potenciais nomeados, pelo que cada candidato terá de apresentar, em relação ao vídeo submetido, o número de visualizações no Youtube a partir de Portugal no ano anterior ao da realização do concurso.
  • O número máximo de vídeos a apresentar por artista é de 3.
  • Só serão considerados vídeos cujas músicas sejam interpretadas por artistas a solo com nacionalidade portuguesa e, no caso de bandas, cuja maioria tenha nacionalidade portuguesa.

Prémio Melhor Álbum Música Clássica/Erudita

Premeia o melhor álbum deste género, publicado em 2020.

  • A votação é levada a cabo por um comité especializado, que pontuará 10 dos trabalhos de entre os álbuns apresentados a concurso.

 Prémio Melhor Álbum Jazz

Premeia o melhor álbum de jazz publicado em 2020.

  • A votação é levada a cabo por um comité especializado, que pontuará 10 dos trabalhos de entre os álbuns apresentados a concurso.

Prémio Melhor Álbum Fado

Premeia o melhor álbum de Fado editado em 2020.

  • Apenas serão considerados os álbuns em que 80% das canções sejam gravações inéditas dos artistas/grupo.
  • Serão aplicados critérios volumétricos.
  • Não serão consideradas candidaturas de singles (editados ou lançados isoladamente).
  • A candidatura a esta categoria não impede que o artista ou grupo sejam considerados candidatos às restantes categorias nacionais.

 Prémio Artista Revelação

Premeia um artista que se tenha destacado, pela primeira vez, na consciência do público e que tenha impactado o panorama musical em 2020.

  • Podem candidatar-se artistas que tenham editado álbuns ou singles em 2020 e ainda:
    • Tenham editado, pela primeira vez, um álbum ou single, incluindo nas plataformas digitais de streaming licenciadas.
    • Tenham atingido em 2020, pela primeira vez, um grau de notoriedade relevante e um impacto significativo junto do público, medido, entre outros aspetos, através do volume de vendas ou galardões de ouro ou platina.

Prémio Lusofonia

Premeia a melhor canção cantada em português ou maioritariamente em português (pelo menos 60%), publicada em 2020.

  • Apenas se poderão candidatar a esta categoria canções interpretadas por artistas que não tenham nacionalidade portuguesa.
  • Caso existam após uma seleção inicial mais de 30 candidatos, serão aplicados critérios de limitação volumétricas, não sendo contabilizadas as vendas de álbuns, para obter uma lista de 30 potenciais nomeados
  • Aquando da candidatura, os artistas deverão indicar, em relação à canção candidata, o número de visualizações do Youtube, a partir de Portugal em 2020.
  • Contam apenas vídeos oficiais colocados online pelo artista ou produtor.

Para mais informação contacte a equipa dos PLAY através do email: candidaturas@playpmp.pt.