NOMEADO
Diogo Piçarra
Diogo Piçarra – cantor, compositor, autor, músico e produtor – é um dos maiores nomes da música Portuguesa.
O seu álbum de estreia “Espelho” (2015) alcançou o #1 da tabela de vendas na primeira semana. O álbum foi certificado disco de ouro em 2016 e disco de platina em 2017.
Em 2017, lançou o seu segundo álbum, “do=s”, que entrou diretamente para nº 1 das tabelas nacionais. Rapidamente alcançou a platina. “do=s” tornou-se na maior tour de Diogo Piçarra até ao momento, com mais de 130 datas, esgotando concertos e atuando no palco principal de vários festivais como Rock In Rio Lisboa, MEO Sudoeste, MEO Marés Vivas e Festival F.
Em 2017/2018 Diogo atuou em Paris, Zurich, São Paulo e Macau, e realizou o dueto “Trevo” com o duo brasileiro Anavitória. A música alcançou milhões de visualizações no YouTube e atingiu a marca de single de platina.
Em 2018, Diogo apresentou o EP “Abrigo” com 3 canções e um vídeo para cada uma delas, formando uma trilogia. Este EP deu origem a uma tour acústica nos principais auditórios do país, com mais de 30 concertos esgotados.
Pelo meio, Diogo Piçarra criou laços e amizade com outros artistas como Karetus, Jimmy P, Ana Bacalhau, Agir, Carolina Deslandes e Lhast, com quem partilha temas nos quais participa como autor, produtor ou intérprete. Diogo tem também colaborações com artistas internacionais, tais como os espanhóis António José, Miriam Rodriguez, Pol Granch, Sabela, e os brasileiros Vitão, Anitta e Jão.
Em 2019 chegou a era “South Side Boy”, o terceiro álbum de estúdio de Diogo Piçarra. Editado em Novembro e cuja tour teria início na maior sala de espetáculos do país, a Altice Arena, há muito esgotada. No entanto a pandemia atirou este concerto, depois de adiado 4 vezes, para Outubro de 2022.
De “South Side Boy” foram extraídos os singles de sucesso “Coração” e “Cedo”, com a participação do rapper e produtor Lhast, ambos Single de Ouro e “Anjos” Single de Platina, em dueto com Carolina Deslandes”, que atingiu o Single de Platina
Em Novembro de 2020 regressa aos duetos internacionais desta feita com Vitor Kley, um dos nomes maiores da nova geração da música brasileira. Da parceria na composição entre os dois artistas surge o sucesso “Nada É Para Sempre”, que conta com mais de 2 Milhões de visualizações no YouTube e 1 Milhão e Meio de audições no Spotify, uma das músicas mais ouvidas nas rádios em 2021.
Em abril de 2021 lança o hit “Monarquia”, uma surpreendente colaboração com o rapper Bispo, que recebeu o Single de Ouro apenas 2 meses após a sua edição. A canção esteve um mês no Nº 1 das trends do YouTube e várias semanas no Top 10 das músicas mais ouvidas no Spotify e é atualmente Single Dupla Platina.
2022 começa com “Sorriso”, um single pop eletrónico que mostra uma nova faceta de Diogo Piçarra e que recebe remisturas de nomes cimeiros da eletrónica nacional: KURA, DJEFF, KARETUS e Pedro da Linha, que dão o mote ao EP “Sorriso – Remixes”. O single original tem uma receção estrondosa, conseguindo airplay simultâneo em todas as rádios nacionais, entra no Top200 do Spotify e serve de banda sonora a uma campanha do McDonalds. “Sorriso” foi uma das bandeiras com as quais Diogo Piçarra sobe finalmente ao maior palco do país, a Altice Arena, em Outubro de 2022, numa sala esgotadíssima, com uma produção que ficará para sempre na memória de quem a presenciou. O artista repetiu a dose no Multiusos de Guimarães na semana seguinte.
2022 fica ainda marcado pela passagem pelo festival MEO Marés Vivas onde atuou perante uma plateia com lotação esgotada, e por três salas esgotadas em Londres, Paris e Luxemburgo, onde levou a sua tour a solo “Vem Cantar Comigo”, que já tinha esgotado dezenas de teatros em Portugal.
O single “Saída de Emergência” abre 2023 recuperando o poder da escrita e composição de baladas a que Diogo Piçarra nos habituou. O emotivo single estrou-se entrando no Top200 do Spotify e nas tendências do YouTube, além disso conta com airplay nas rádios nacionais. Sinais claros que Diogo Piçarra tem mais um êxito a juntar à sua já longa e prolífica carreira.
NOMEAÇÕES
Vodafone Canção do Ano