NOMEADO
Expresso Transatlântico
Sebastião Varela
Nascido em Lisboa no dia 27 de Agosto de 1997. Aos 15 anos de idade ingressou na Escola Secundária Artística António Arroio, onde completou o curso de Comunicação Audio-visual. O seu período nesta escola foi completamente revelador. Toda a envolvência artística que é partilhada entre alunos e professores estruturou a pessoa que Sebastião é hoje. Criar, pensar criativamente, foi algo que aprendeu neste período e levou consigo como uma regra base para a sua vida.
Em 2015 teve a primeira experiência no mundo do cinema nacional estagiando em filmes como o Cabaret Maxime, de Bruno de Almeida, onde trabalhou como assistente pessoal do realizador e terceiro assistente de realização durante o período de rodagem. O Ornitólogo, de João Pedro Rodrigues, onde trabalhou como estagiário de produção e Alfama em Si, de Diogo Varela Silva, onde trabalhou como terceiro assistente de realização.
Em 2016 mudou-se para Londres para continuar os seus estudos na área, ingressando no curso de “Filmmaking”, obtendo o Bachelor of Arts with Honours pela Kingston University. Nesta escola, teve a sorte de ter colegas de várias partes do mundo, o que lhe abriu o olhar para novas cinematografias, dando-se a conhecer novas maneiras de ver o cinema e novas linguagens. Durante o seu percurso académico nesta universidade, teve a oportunidade de realizar vários filmes no formato de curtas-metragens que tiveram bastante relevância na sua aprendizagem e que obtiveram um bom desempenho no percurso de festivais do género como foi o caso dos: Josiah Media Festival em San Antonio, Texas (EUA). Living Skies Student Film Festival em Saskatchewan, Canadá. Caminhos Film Festival em Coimbra, Portugal. InShort Film Festival em Lagos, Nigéria. BIDEODROMO International Experimental Film and Video Festival em Bilbao, Espanha. Tendo inclusivamente realizado um filme (Creating Neptune) nomeado para melhor curta metragem experimental no Screentest: The National Student Film Festival em Londres, Reino Unido. Teve também dois filmes que foram realizados por si, a passarem em salas emblemáticas como o cinema Genesis, em Londres ou o BFI – British Film Institute, também em Londres, que tem o peso e a importância que tem para nós a Cinemateca Nacional. Durante este período também trabalhou como assistente de montagem para o documentário Os Cantadores de Paris, de Tiago Pereira, filme sobre um grupo de franceses em Paris que se juntava para cantar Cante Alentejano tendo também colaborado no projecto do mesmo, A Música Portuguesa a Gostar dela Própria, um projecto único no que toca a uma salvaguarda do património musical nacional.
Em 2019 após terminar os seus estudos voltou para Portugal e foi produtor associado do documentário Zé Pedro Rock n Roll, de Diogo Varela Silva que foi premiado com o Prémio do Público para Melhor filme Português no festival DocLisboa. Zé Pedro Rock n Roll, tem tido um bom percurso por festivais, tendo ganho já 20 prémios pelo mundo fora. Com este filme ganhou também o Prémio Sophia da Academia Portuguesa de Cinema, para melhor trailer de 2021.
Para além do cinema, Sebastião tem também uma paixão muito forte por fotografia, seja esta estática ou em movimento, tendo exposto em 2018 na Black Noise Rumble no RA100 em conjunto com Guilherme Almeida Ribeiro, Vieira DaCruz e Júlio Vasconcelos em Lisboa e novamente em 2020 no Atelier Concorde na exposição This is not a Backstory com Guilherme Almeida Ribeiro, André Dumont e Diogo Aureliano, também em Lisboa. Trabalhou noutros projectos cinematográficos enquanto Director de Fotografia, experimentando diversos formatos e técnicas de captação e revelação. Passando por super 8 até à película de 16mm, tendo em 2017 participado no filme experimental de Eugene Caines, Garden Statues and Houseplants, que estreou no mesmo ano no festival San Diego Underground Film Festival, em San Diego (EUA).
A música também é uma área de interesse para Sebastião, esteve desde muito cedo envolvido em vários projectos musicais. Fez parte de duas bandas, os The Youth e os Eu Fúria, ambas bandas de rock. Com as duas bandas teve a oportunidade de tocar em várias partes do nosso país. Nessas bandas tocava guitarra solo e fez parte das composições dos temas das bandas. Mais recentemente compôs um tema (Lisboetas) a meias com o seu irmão, Gaspar Varela, para o seu CD de estreia, Gaspar. Sebastião criou em parceria com o seu irmão Gaspar e Rafael Matos, o Expresso Transatlântico.
NOMEAÇÕES
Melhor Videoclip