NOMEADO

Hugo Carvalhais

Hugo Carvalhais nasceu no Porto e formou-se em Pintura na Faculdade de Belas Artes. Considerado como um dos contrabaixistas mais talentosos e sui generis da sua geração trabalhou com músicos como, Julian Arguelles, Tim Berne, Emile Parisien, Dominique Pifarély, Liudas Mockunas, Andy Sheppard, Sheila Jordan, Benoit Delbecq, Jeremiah Cymerman, Jefferey Davis, Art Themen entre outros.

Em 2010 lançou o seu primeiro disco enquanto líder com a participação de Tim berne. “Nebulosa” foi considerado um dos melhores álbuns do ano pelo magazine Jazz.pt e recebeu inúmeras críticas elogiosas da imprensa nacional e internacional. Este primeiro álbum foi também escolhido como um dos discos mais representativos e relevantes da editora Cleanfeed aquando do seu décimo aniversário.

Em 2012 lança o seu segundo trabalho intitulado “Partícula” com os companheiros habituais (Mário Costa e Gabriel Pinto) e a participação especial de Dominique Pifarély (artista ECM) e Emile Parisien. “Partícula” foi considerado um dos melhores discos do ano de 2012 pelo Jornal Público (Portugal), Cuadernos de Jazz (Spain), Karl Lippegaus – Süddeutsche Zeitung (Alemanha).

“Grand Valis” foi lançado em 2015. Este terceiro trabalho discográfico foi o primeiro disco português a ser distinguido com o selo “CHOC” pela prestigiada publicação francesa JazzMagazine.

Volvidos 7 anos, surge o novo “Ascetica” que se encontra entre os melhores discos de jazz de 2022 para a revista Jazz.pt, Citizen Jazz Magazine França, Jazzin Serbia Magazine e Radio Radar. Entre inúmeras críticas internacionais serão de salientar os destaques dados à obra na Radio France, DAG og Tid Jornal Nacional diário Norueguês e NDR (Rádio Televisão Alemã).

Como sideman Hugo Carvalhais faz parte do quarteto Costa Oeste do saxofonista britânico Andy Sheppard (artista ECM).

NOMEAÇÕES

Melhor Albúm Jazz