NOMEADO
Vasco Mendonça
Vasco Mendonça é um dos compositores portugueses mais activos da sua geração. A sua música tem sido tocada por grupos de referência como os holandeses Asko|Schoenberg Ensemble e Nieuw Ensemble, os americanos Axiom Ensemble (Juilliard) e International Contemporary Ensemble (ICE) ou o mexicano Cepromusic. A nível nacional, Mendonça colabora frequentemente com o Remix Ensemble, Orquestra Sinfónica Casa da Música, e a Orquestra Gulbenkian, entre outros. Mendonça tem tido obras encomendadas e tocadas nos mais importantes festivais da atualidade: Festival d’Aix-en-Provence, Aldeburgh Music, Verbier Festival, Musica Nova Helsinki, Musica Strasbourg, November Music, Gaudeamus Music Week and Morelia Music Festival; e em salas como a Philharmonie de Paris, Lincoln Center, Het Concertgebouw Amsterdam, Dutch National Opera, La Monnaie, Kaaitheater, Grand Théâtre du Luxembourg, Elbphilharmonie, Centro Cultural Del Bosque, National Sawdust, Concertgebouw Brugge, Kölner Philharmonie, de Singel, Mousonturm Frankfurt ou Sala São Paulo. O seu interesse em compor ópera e obras cénicas tem levado a colaborações com algumas das mais destacadas companhias europeias de teatro musical, como a Music Theatre Wales, Muziektheater Transparant ou LOD Muziektheater, e a trabalhar com encenadores como Katie Mitchell, Michael McCarthy, Kris Verdonck e Luís Miguel Cintra. Prémios/distinções incluem o prestigiado Rolex Mentor and Protégé Arts Initiative, Prémio Lopes Graça de Composição ou Compositor Residente na Casa da Música. Em 2019 gravou um disco monográfico de música orquestral com a Orquestra Gulbenkian para a editora Naxos.
Drumming Grupo de Percussão (DGP) é um ensemble de percussão vocacionado para a música contemporânea, fundado e dirigido por Miquel Bernat, no Porto, em 1999. Desde então, tem-se afirmado como um dos mais importantes coletivos do género a nível internacional, contribuindo para a inovação sonora sem descuidar as vertentes didático-pedagógica e social. Os seus espetáculos viajam da percussão erudita ao jazz, passando pela electrónica e rock, e incluem também o desenvolvimento de música de cena para teatro, ópera e bailado, num trabalho de proximidade com compositores. A força das performances é um fator de atração de público, dando espaço a uma interação intensa entre intérpretes e espectadores. Marcado por uma grande adaptabilidade a todo tipo de espaços e contextos – desde grandes salas de espetáculos nacionais e internacionais, espaços abertos, escolas, universidades ou teatros no interior do país -, o DGP alcança assim, públicos diversificados em idade, interesses e condição social, num espectro que inclui também o mais exigente dos públicos melómanos.
PLAY OFF é o segundo álbum do compositor Vasco Mendonça, com música para percussão e voz. Editado pela lisboeta Holuzam, este álbum apresenta quatro obras inéditas, interpretadas de forma superlativa pelo Drumming GP e pelo contratenor Stephen Diaz.
PLAY OFF inclui a peça virtuosística para percussão solo e electrónica Aphasia, e um duo minimalista e misterioso para blocos de madeira e taças tibetanas, intitulado Three Memos; neste disco podemos ainda ouvir o quinteto Play Off (que dá o nome ao disco), uma espécie de jogo intenso entre os intérpretes que resulta numa explosão de energia sonora; e a peça American Settings para voz e percussão, uma meditação melancólica sobre a América contemporânea, a partir de poemas de Tracy K. Smith e Terrance Hayes.
Three Memos, Play Off e American Settings foram encomendadas pelo Drumming GP ao compositor, no âmbito de uma residência artística com o grupo. Aphasia foi encomendada por Miquel Bernat, para o seu projeto ‘Solos Coreográficos’.
Este projecto discográfico inclui ainda uma app desenvolvida pela Digitópia | Casa da Música em parceria com o compositor, que permite a qualquer utilizador a experiência interativa de brincar/compor em tempo real com excertos audio retirados do disco.
NOMEAÇÕES
Melhor Álbum Clássica/Erudita