NOMEADO

Bela Ensemble

Os Bela Ensemble nascem em Alfama, no seio de uma das casas mais representativas da tradição musical desse pitoresco bairro de Lisboa.
Um casa que transpira tradição, mas que também é uma vitrina da Alfama contemporânea, habituada a conviver, desde sempre, com culturas e gentes de todos os cantos do mundo.
Assim, os Bela Ensemble apostam numa mistura cuidada de ritmos e balanços oriundos de outras latitudes, com especial influência de géneros das músicas do mundo como o flamenco, a música afro-latina, sobretudo de Cuba e do Peru, o samba de raiz brasileiro, o rock, o metal e a música progressiva.
E todos esses elementos são harmoniosamente introduzidos nas melodias de fado.
Os Bela Ensemble, aliás, reconhecem-se nessa canção de Lisboa e não a desvirtua. Ao mesmo tempo, dedicam-se a novas explorações musicais, sempre com muito gosto e respeito pelo fado. E gostam de sentir dentro dele a possibilidade de poder ouvir o mundo inteiro.
Nesse processo criativo e musical, a carga emocional e poética da tradição é o veículo perfeito para o arrojo de novos arranjos, para a desconstrução rítmica, a fim de alcançar o ponto de convergência entre a tradição e a experimentação.

NOMEAÇÕES

Melhor Álbum Fado