NOMEADO

João Paulo Esteves da Silva Trio

Nasceu em Lisboa em 1961 de mãe pianista e pai filósofo.

Em 1979 participou no Festival de Jazz de Cascais com o grupo Quinto Crescente.

Em 1984 completa o Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional e parte para França, mantendo-se no exílio até 1992.

Em França obtém os graus Médaille D’Or, Prix d’Execellence et Prix  de Perfectionnement na classe de piano Lucette Descaves em Rueil-Malmaison.

Em 1993 grava o seu primeiro disco em nome próprio Serra sem Fim para a editora Farol.

Em 1996 conhece o produtor Todd Garfinkle, da editora M.A recordings, com quem inicia uma longa colaboração, documentada em seis discos,  e que dura até 2001. Neste ano, instigado por Carlos Bica, grava um primeiro solo de piano, Roda, para a editora francesa L’Empreinte Digitale.

Em 2003 começa a gravar para a editora Cleanfeed. O seu disco Scapegrace, em duo com Dennis Gonzalez, foi galardoado com o prémio Autores da SPA para o «melhor disco 2009».

Ao longo dos anos são inúmeras as colaborações, em concertos e discos, com músicos nacionais e estrangeiros. De destacar particularmente os trabalhos com Ricardo Rocha, Carlos Bica, Cláudio Puntin, Samuel Rohrer,  Jean-Luc Fillon, Peter Epstein, Ricardo Dias, Dennis Gonzalez no campo da música instrumental; e também as parcerias com cantores e cantoras, Vitorino, Sérgio Godinho, Filipa Pais, Ana Brandão, Maria Ana Bobone, Cristina Branco, entre outros.

Tem vindo a trabalhar cada vez mais noutras áreas como a poesia− publicando, até à data, nove livros e colaborando em revistas e antologias− o teatro, enquanto tradutor e músico−Beckett, Ibsen, Strindberg, Brecht, Molière, Shakespeare−e a interessar-se por aproximações e diálogos entre a música e outras artes, tendo assinado trabalhos conjuntos com o fotógrafo José Luís Neto e composto, por exemplo, a banda sonora do filme Sem Nome de Gonçalo Waddinton.

Desde 2009 que lecciona no curso Jazz da ESML.

De 2012  a 2014  leccionou na licenciatura em Jazz da Universidade Lusíada

Mantém actualmente o trio No Project, com Nelson Cascais e João Lencastre.

Integra o grupo Cine Qua Non, enquanto compositor e acordeonista.

Em 2013 saiu o disco Bela Senão Sem com a Orquestra de Jazz de Matosinhos no qual participa como compositor e solista.

Lidera actualmente um trio com Mário Franco, contrabaixo e Samuel Rohrer, bateria.

Compôs a banda sonora do Filme “O teu rosto será o último” de Luís Filipe Rocha (estreia prevista para em Março 2024)

NOMEAÇÕES

Melhor Álbum Jazz