NOMEADO

Trio de Damas

INÊS FILIPE – PIANISTA
Inês Filipe, pianista portuguesa, de Aveiro, vencedora de inúmeros prémios em concursos de piano Nacionais e Internacionais, destacando-se o “Prémio Antena 2” do XVII SIPO Internacional Piano Festival, sob o olhar atento de um prestigiado painel de jurados que contou com a presença de Boris Berman, Luiz de Moura Castro, Josep Colom e Paul Badura-skoda.
Apresenta-se regularmente em recitais como solista, contando já com performances em inúmeros países tais como Espanha, Inglaterra, França, Itália, Bélgica, Tailândia, Alemanha. Em Portugal actuou a solo na SIPO Internacional Piano Festival, Concertos Antena 2, Piano Porto Festival, Museu Nacional da Música, Festivais de Outono’18, Ciclo de Conferências “Hands on Piano 2018”, Dias de Música em Belém (CCB), Ciclo de Concertos de Coimbra’19, entre outros. Estreou-se como solista com a Orquestra Filarmonia das Beiras em 2018, sob a direcção do maestro Ernest Schelle.
Inês Filipe integra vários projectos de música de câmara nomeadamente o ArsisTrio e ContinuoDuo, com os quais se apresenta frequentemente em concerto. Frequentou o Conservatório de Música de Aveiro, na classe da Professora Patrícia Sousa.
Paralelamente aos estudos musicais frequentou o curso de Engenharia Civil na Universidade de Aveiro, terminando a licenciatura no ano 2014. Licenciou-se em Performance de piano, na classe do Professor Fausto Neves na Universidade de Aveiro (2017). Realizou (2017/2018) pósgraduação em performance de piano no Conservatori Superior Del Liceu Barcelona, na classe do pianista Josep Colom. Concluiu o Mestrado em Performance de piano com a mais elevada classificação no Conservatorio Stanislao Giacomantonio em Itália na classe do pianista Rodolfo Rubino.
Actualmente encontra-se a realizar o Mestrado em Ensino da Música na Universidade do Minho na classe do pianista Luís Pipa.

JILL LAWSON – PIANISTA
Jill Lawson, pianista de nacionalidade luso-americana, nasceu no México em 1974 e cresceu na Bélgica, residindo atualmente em Portugal.
Entre os numerosos prémios e distinções que obteve em competições nacionais e internacionais, destacam-se o 2º prémio no concurso internacional de piano “Vianna da Motta”, finalista da “Classical Fellowship Awards” da American Pianists Association e o 4º prémio no “Concurso Internacional Schubert” em Dortmund. Como solista, deu recitais e tocou com inúmeras orquestras de renome na Europa, América e Ásia, mantendo simultaneamente uma actividade no domínio da música de câmara.
Juntamente com seu irmão Eliot, violinista, forma o Duo Lawson & Lawson, e trabalha ainda com diversos cantores regularmente.
É docente na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco, e coordenadora da classe de Piano na escola de Musica do Colégio Moderno em Lisboa. Jill iniciou os seus estudos de piano aos oito anos de idade em Antuérpia, tendo sucessivamente obtido as mais elevadas classificações e distinções em prestigiadas escolas como o Conservatório Real de Antuerpia, a Chapelle Musicale Reine Elisabeth em Bruxelas e o Conservatório de Amsterdão, onde estudou com Jan Wijn. No Peabody Institute, em Baltimore (EUA), onde recebeu aulas de Leon Fleisher e Ellen Mack, obteve o Diploma de Pós-Graduação em Piano, em 2000, e o Mestrado em Música de Câmara, em 2004.
Fez vários cursos de aperfeiçoamento com Dimitri Bashkirov, Gyorgy Sebok, Maria Tipo e Maria João Pires, entre outros. Colaborou no documentário, que se realizou em 2001 durante um workshop de Maria João Pires em Belgais. Gravou os Estudos Sinfónicos Opus 13 de Schumann para a Fundação Internacional de Vianna da Motta, a obra completa da música de câmara de António Fragoso, Frederico de Freitas e as Sonatas de Hindemith para violino e piano, para a editora BrilliantClassics.

TAÍSSA POLIAKOVA CUNHA – PIANISTA
Nascida em Lisboa, Taíssa Poliakova Cunha iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Nacional de Lisboa. Obteve a licenciatura cum Laude no Conservatório Superior de Música de Castilla y León (Salamanca, Espanha, 2013), onde estudou com Miriam Gómez-Morán e Alberto Rosado. Realizou o Mestrado em Música na Universidade de Aveiro, em Portugal, sob orientação do Professor Fausto Neves, tendo recebido, após a sua conclusão, o prémio de Melhor Aluna do Mestrado em Música desse ano (2017). Estudou ainda, em regime particular, com a renomada professora, da Juilliard School de Nova Iorque, Oxana Yablonskaya, entre 2012 e 2017.
Realizou apresentações pelo continente europeu com recitais solistas e em duo com a violinista portuguesa Matilde Loureiro. Juntas conquistaram o Primeiro Prémio em Música de Câmara no Concurso “Prémio Jovens Músicos” (Lisboa, 2008) e uma Menção de Honra no Concurso “Concertino Praha” (República Checa, 2009). Laureada também em vários concursos de piano, nomeadamente com o Prémio Especial no 16º Concurso Internacional de Piano Santa Cecília (Portugal, 2014), o 1º lugar e Melhor Interpretação de Obra Portuguesa no 10º Concurso de Piano da Póvoa de Varzim (Portugal, 2015), entre outros. Apresentou-se com a Orquestra Sinfónica de Kiev no 3º Festival de Música “Dinastia” em Kiev, Ucrânia (2014), o que lhe valeu um prémio Vox Populi por votação do público.
Exerceu funções de Pianista Acompanhadora na Universidade de Aveiro, onde, de 2014 a 2017, trabalhou com as classes de Canto, Coro, Cordas, Saxofone e Metais.
Participou em vários festivais, nacionais e internacionais, destacando-se o 1º Festival Internacional de Piano de Amarante (2015) e o Encontro EPTA de Pianistas e Professores de Piano de Portugal (2017). Apresentou-se a solo com a Sinfonietta de Braga (2022) e com a Orquestra do Norte (2023), e mantém uma actividade concertística regular, com recitais a solo e concertos de música de câmara, ópera, teatro, abordando os mais diversos repertórios.
Viveu durante dois anos no Brasil (2017-2019), onde se apresentou a solo, como artista de música de câmara e solista com orquestra (OSUEL, 2018) em diversas cidades do país, além de leccionar regularmente em Londrina e Maringá.
Após o seu retorno a Portugal, trabalhou como Professora de Piano e Pianista Acompanhadora na Escola de Música do Colégio Moderno, em Lisboa (2019-20). Atualmente, trabalha como Pianista Acompanhadora no Instituto Politécnico de Castelo Branco (desde 2020) e como Professora- Assistente da classe de Piano da Universidade de Évora (desde 2021), onde também é estudante de Doutoramento em Música e Musicologia.

NOMEAÇÕES

Melhor Álbum Música Clássica / Erudita