NOMEADO

Archipelago

de Luís Tinoco e Drumming GP / Miquel Bernat, dir. musical Odradek Records 2019

Na estreia de Drumming Grupo de Percussão na etiqueta norte-americana, e no ano em que celebram 20 anos, Archipelago marca o regresso de Luís Tinoco à Odradek num álbum inteiramente preenchido com obras para percussão, incluindo estreias e gravações inéditas.

Archipleago  inclui obras para ensemble de percussão, como Short Cuts, originalmente escrita para o Quarteto de Saxofones Apollo e depois transcrita pelo compositor para quatro percussionistas, e Mind the Gap para Marimba solo dedicada a Pedro Carneiro e inspirada nas viagens de metro londrinas. Fados Geneticamente Modificados e Zoom in – Zoom out foram encomendados pelo Drumming GP. Fados Geneticamente Modificados inclui sons pré-gravados na exploração do Fado tradicional, enquanto que Zoom in – Zoom out evoca subtilmente os ritmos e melodias da música popular brasileira. Ends Meet, para marimba solo e quarteto de cordas, explora uma ideia de música circular em que os extremos se tocam, e, a obra mais recente, Archipelago, dedicada ao talentoso Miquel Bernat, combina vibrafone com tubos wah-wah, criando efeitos microtonais fascinantes.

Steel Factory é uma obra excitante para steel drum ensemble, dedicada ao Drumming GP, grupo que se formou há 20 anos, em 1999, e desde então se tem afirmado como um dos mais originais e dinâmicos projectos de música contemporânea na Península Ibérica e no mundo.  Em Portugal conquistou rapidamente a simpatia do público, dos músicos e agentes culturais, apresentando-se nas mais destacadas salas e festivais de música do país.

Luís Tinoco formou-se na Escola Superior de Música de Lisboa. Mais tarde, completou um Mestrado na Royal Academy of Music e um Doutoramento na University of York, no Reino Unido. Em 2016 obteve o título de “Associate of the Royal Academy of Music” (ARAM). O seu catálogo inclui obras para música de câmara, orquestra, ópera e bailado, sendo a sua música publicada pela University of York Music Press. Entre os seus trabalhos recentes destacam-se encomendas das orquestras Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Sinfónica do Estado de São Paulo, Sinfónica de Seattle e Filarmónica da Radio France, entre outras.

Miquel Bernat, percussionista premiado, foi um dos fundadores do Ictus Ensemble de Bruxelas e, em 1999, fundou Drumming GP. Músico versátil e com grande dinamismo, apresenta-se regulamente a solo em palcos internacionais, e integra variadas formações e projectos tais como “Rosas” Companhia de Dança de Anne Teresa de Keersmaeker, entre outros.

Drumming Grupo de Percussão (DGP) é um ensemble de percussão vocacionado para a música contemporânea, fundado e dirigido por Miquel Bernat, no Porto, em 1999. Desde então, tem-se afirmado como um dos mais importantes coletivos do género a nível internacional, contribuindo para a inovação sonora sem descuidar as vertentes didático-pedagógica e social. Os seus espetáculos viajam da percussão erudita ao jazz, passando pela electrónica e rock, e incluem também o desenvolvimento de música de cena para teatro, ópera e bailado, num trabalho de proximidade com compositores. A força das performances é um fator de atração de público, dando espaço a uma interação intensa entre intérpretes e espetadores. Marcado por uma grande adaptabilidade a todo tipo de espaços e contextos – desde grandes salas de espetáculos nacionais e internacionais, espaços abertos, escolas, universidades ou teatros no interior do país -, o DGP alcança assim, públicos diversificados em idade, interesses e condição social, num espectro que inclui também o mais exigente dos públicos melómanos. Em 2016 o Ípsilon escolhe o seu último CD MARES como primeira escolha e melhor cd de música clássica do ano.

NOMEAÇÕES