NOMEADO

EU.CLIDES

EU.CLIDES (n. 1996) nasceu em Cabo Verde e cresceu em Portugal. Desde muito cedo que criou uma ligação com a guitarra, em casa e na igreja, ao ver o seu pai tocar e cantar.

Com oito anos, entrou para o Conservatório de Música de
Aveiro, onde pôde começar os seus estudos de guitarra
clássica. Foi mais tarde, em 2016, que a sua paixão pela
música o levou a Paris, onde fez uma intensa viagem como guitarrista. As luzes da cidade acenderam-se para EU.CLIDES: teve encontros únicos com artistas e músicos de todo o mundo. Embarcou na sua primeira digressão com o grupo senegalense Daara J Family e, logo a seguir, com a artista cabo-verdiana Mayra Andrade. Depois de quatro anos, nos quais acumulou experiência e expandiu os seus horizontes, decidiu dedicar-se ao seu projeto a solo: EU.CLIDES, no qual deixa que a primeira pessoa do singular se destaque do nome próprio e que o seu ADN cultural fale mais alto. No 1o de maio de 2020, contámos com o seu primeiro single—“Terra-Mãe”—uma homenagem à Liberdade em tempos de pandemia.

Seguiu-se “Ira Para Quê?”, um hino à empatia num mundo eminentemente polarizado. Mais recentemente, ofereceu-nos “Tempo Torto”, em colaboração com o artista português Branko.

No Festival RTP da Canção 2021 interpretou o tema “VOLTE-FACE”, a convite do artista Pedro da Linha.
Em 2021, lançou o seu primeiro EP, “Reservado”.

 

 

NOMEAÇÕES

Artista Revelação