NOMEADO
Nenny
NENNY, a.k.a. Marlene Tavares, nasce em 2002, em Vialonga, perto de Vila Franca de Xira, onde reside atualmente. Vive em Portugal até aos 11 anos, quando se muda com a mãe para os subúrbios de Paris, França. Em 2019 dá-se uma nova mudança de país, fixando-se desta vez no Luxemburgo. A experiência da diáspora, em busca de melhores condições de vida, e a constante necessidade de recomeçar, de se adaptar, são uma parte essencial da personalidade, do trajeto e da arte de NENNY.
A música chega-lhe cedo. Cresce com os pais, ambos cabo-verdianos, num ambiente musical rico em funanás, kizomba e outros ritmos africanos. É neste contexto, e com apenas 10 anos, que se aventura na escrita da sua primeira letra para uma canção, abordando temas como o racismo e o preconceito.
Nos anos seguintes, NENNY começa a refugiar-se na música para melhor expressar as suas ansiedades, reflexões e vivências, mas apenas lança a primeira canção em 2019, o single “Sushi”. A partir daqui tudo acontece muito rápido: apenas 3 meses depois sobe ao palco do festival MEO Sudoeste para apresentar “Sushi” no concerto de uma das maiores bandas nacionais contemporâneas, Wet Bed Gang.
O single seguinte “Bússola” é lançado apenas dois meses depois, reforçando a rápida afirmação de NENNY na nova cena do Hip Hop português. Além do reconhecimento do público, traduzido em milhões de views no YouTube e outros tantos milhões de plays no Spotify e Apple Music, a artista conquista a crítica especializada e o apreço de músicos como Richie Campbell, Deejay Telio e Dino D’Santiago.
Em 2020 edita o EP de estreia “AURA”, coroando o desfile meteórico de singles de sucesso “Sushi”, “Bússola”, “21” e o muito especial “Dona Maria”, dedicado à mãe. Em conjunto, estes temas somam mais de 50 Milhões de streams, tendo colocado NENNY numa trajectória ímpar na música portuguesa, numa altura em que esta menina-prodígio tinha apenas 18 anos. Nesse mesmo ano é também nomeada para os Play – Prémios da Música Portuguesa (votados por uma Academia de profissionais da indústria musical) e para os Globos de Ouro, na categoria Revelação. Um marco notável para uma artista com uma carreira tão curta.
Após a paragem de vários meses provocada pela pandemia, com a reabertura dos espetáculos NENNY estreia-se, finalmente, ao vivo, no Festival Iminente, em Outubro de 2021, com um concerto emocionante, muito celebrado pelo público e imprensa presentes. No mesmo mês lança o single “Do You Care?”, em colaboração com a H&M, convidando os fãs a escolherem o resultado final do videoclip enquanto protagoniza uma campanha nas lojas e montras da conceituada marca de roupa, de norte a sul de Portugal. 2021 é também o ano em que começa a internacionalização de NENNY, com as participações nos prestigiados Tiny Desk da NPR Music e A Colors Show – plataforma em que estreia o tema “Wave” e mais um enorme sucesso “Tequila”.
Em Novembro, NENNY é anunciada nas edições de 2022 dos festivais ID No Limits, História do Hip Hop e Sumol Summer Fest. É também nomeada aos prémios Best Portuguese Act nos MTV European Music Awards e Music Moves Europe Talent Awards 2022, que visam distinguir “o som europeu de hoje e de amanhã” e são atribuídos pela Comissão Europeia a artistas emergentes da música pop e contemporânea, ajudando a promover a sua internacionalização (desde 2004 têm vindo a premiar artistas como Stromae, Adele, Mumford & Sons, Dua Lipa, Rosalía, Meduza, Lous and the Yakuza e a portuguesa Pongo).
Em Dezembro, NENNY estreia-se ao vivo em Angola, em dois concertos, incluindo um festival onde é co-headliner, ao lado da estrela local Gerilson Insrael e do astro nigeriano em ascensão internacional, Rema. Era uma das artistas mais aguardadas mas até subir ao palco não tinha noção dos milhares de fãs que se encontravam à sua espera na plateia e que cantaram em uníssono os vários singles de sucesso que compõem o seu repertório.
No regresso a Portugal, NENNY participou no programa Confessions da rádio Mega Hits, gravando dois temas, entre os quais uma versão intimista de Ponto de Luz, de Sara Tavares, canção que marcou a sua infância.
NENNY encontra-se a ultimar as gravações do novo single, com lançamento previsto para muito breve. Até lá vai mantendo o foco numa das suas maiores causas, a saúde mental, que amiúde aborda em entrevistas, nas redes sociais e, claro, na sua música. Calma, serena, segura de si e do seu percurso, convida-nos a uma reflexão profunda, que nos ajuda a encarar a vida com maior leveza. Quando canta ora nos enche de ternura, ora nos atinge como um projéctil, revelando-se uma letrista acutilante, uma compositora perfeccionista e uma comunicadora transbordante de significado, do timbre à expressão corporal. A sua mensagem é de Paz.
NOMEAÇÕES
Melhor Artista Feminina
Vodafone Canção do Ano