NOMEADO
Giulia Be
Giulia Be é mais do que apenas uma cantora em processo de ascensão. É mais também do que só um nome da Pop brasileira actual. Giulia vai além de tudo isso. O trabalho que a cantora trilha hoje fala por si só e torna-a numa artista única, com uma voz marcante, envolvente e que transborda autenticidade.
Apesar de ter começado a chamar à atenção com a participação na faixa “With you” do cantor Zerb, em Setembro de 2018, a verdade é que foi com o seu primeiro single, “Too Bad”, que Giulia deu o seu primeiro salto para o grande público. A canção conquistou grande repercussão no Brasil, ao ser incluída na banda sonora da telenovela “O Sétimo Guardião” (Globo). A faixa alcançou o #11 no iTunes do Brasil e a posição #6 da tabela Viral do Spotify no Brasil. O tema também foi muito bem recebido for a do Brasil, ao ser incluído em 16 playlists “New Music Friday” em todo o mundo, que contribuíram para que entrasse no TOP 50 GLOBAL VIRAL também da plataforma Spotify.
Pouco tempo depois, ao terceiro single, tudo mudou. “Menina Solta”, lançado em Augusto de 2019, começou como uma piada entre amigos e foi gravado em apenas 3 takes… Menos de um mês depois do lançamento, já milhares de adolescentes brasileiros cantavam a música, inclusive alguns dos maiores influenciadores do Brasil como Bruna Vieira, Raíssa Chadda, Foquinha e Lara Silva que eram assumidas fãs do tema. E não tardou muito até que esse êxito cruzasse o Atlântico e começasse a tocar também nas maiores rádios portuguesas, catapultando-o, assim, para aquele que viria a ser um dos maiores fenómenos da música brasileira em Portugal dos últimos tempos.
A 15 de Maio de 2020, Giulia Be lança o seu EP de estreia “solta”. Um projecto totalmente da sua autoria, onde para além do hit “menina solta” (Quádrupla-Platina em Portugal), fizeram parte também os singles “(não) era amor” (certificado de PLATINA em Portugal) e “se essa vida fosse um filme” (certificado de OURO em Portugal).
Logo na primeira semana e apesar de se tratar de um lançamento unicamente no formato digital, o EP entrou directamente para o TOP oficial de Vendas em Portugal, ocupando a 3.ª posição da tabela de Álbuns Digitais.
Esse sucesso levou a cantora a ser nomeada, em Fevereiro de 2020, para os Play – Prémios da Música Portuguesa, na categoria Prémio Lusofonia, com a música “menina solta”, assim como ao convite para a participação na edição do Rock in Rio Lisboa 2020.
Adicionalmente, o projecto “solta” é hoje o EP feminino a solo de maior sucesso no Spotify Brasil. Com números impressionantes, a colectânea arrecadou ainda o disco de platina em terras de Vera Cruz, com mais de 400 Milhões de streams acumulados nas plataformas de música. “solta” foi também um trabalho que mudou a vida de Giulia de diversas maneiras, fazendo-a ver o mundo de outra forma, amadurecendo-a e colocando-a no patamar das principais cantoras Pop de língua portuguesa da actualidade.
Perante este desempenho, resultados e aliado à ideia de que dia 13 de Dezembro é o “beers day” (como Giulia carinhosamente apelida os seus fãs), a artista quis presenteá-los com algo ainda mais especial. Assim, surgiu o novo “solta deluxe”, directamente do coração de Giulia para os seus fãs, que trouxe as faixas originais de “solta” somadas a 7 novas melodias.
Falando de amor, Giulia emociona e envolve-nos num mar de lembranças, saudade e prende-nos, sem nem nos apercebermos. Ao ouvir a voz doce e, ao mesmo tempo, poderosa da cantora, mergulhamos em nós mesmos e entendemos mais sobre sentimentos, sensações e o mundo lá fora.
É uma proposta também para conhecer mais sobre Giulia e sobre quem ela se tem vindo a transformar, como pessoa e artista, todos os dias. É para desconstruir ideias e perceber que o “solta deluxe” encerra um ciclo de muito sucesso, mas já avista novos projectos. Porque, no final das contas, Giulia é isso, uma metamorfose constante, sempre pronta e receptiva ao novo.
Esta versão deluxe fecha um ano que, apesar de muito sensível para todos nós, foi de muito trabalho e conquistas para Giulia. Com apenas 21 anos, ela é atualmente a 5.ª cantora com mais ouvintes mensais no Spotify Brasil e uma das artistas de língua portuguesa mais bem-sucedidas do momento em Portugal. Além de alcançar também o #1 nas tabelas de música na Guatemala e excelentes posições nos charts do México. Giulia canta e compõe em três línguas, toca guitarra, piano e dedica-se a 101% ao seu trabalho. É possível observar a sua forte personalidade em cada pequeno vídeo, em cada respiração das suas músicas, em cada detalhe… Ela entregue-se verdadeiramente e isso faz toda a diferença.
Prova disso foi que, ainda durante o ano de 2020, mas já fora do projecto “solta”, a cantautora brasileira lançou o seu mais recente single, “inesquecível”, com a participação do artista brasileiro Luan Santana, que acabou por se tornar em mais um verdadeiro êxito. “Inesquecível” foi produzida por Paul Ralphes e a mesma equipa que trabalhou no EP “solta”, com mistura de Jean Rodriguez e masterização de Colin Leonard da SING masters, que também masterizou sucessos como “WAP” de Cardi B, “YHLQMDLG” de Bad Bunny e “Brown Skin Girl” da Beyoncé.
Em Portugal, para além de ter alcançado o Top 3 no Spotify, a canção foi directa para o topo da Tabela de AirPlay Nacional, atingindo também a primeira posição das plataformas Apple Music e Shazam; resultados esses que ajudaram a artista carioca a conquistar com este single “inesquecível” mais um galardão oficial em Portugal, desta feita o de DUPLA PLATINA.